...
Durante grande parte do filme A Senhora da Água (fraquinho, fraquinho), aparece na parte de cima do ecrã, e sobre as cabeças dos protagonistas, aquele microfonezinho que a produção usa para lhes captar as falas. A sério. Por vezes vê-se o microfone quase inteiro! Quem reparou foi a minha filha e eu (tipo Duh!), Ah, vais ver que aquilo é mais um dos truques à la Shyamalan, no fim vai haver uma daquelas reviravoltas e nós vamos perceber para que servem os microfones. Deve ser eles que estão a ser espiados pelo povo das águas ou uma coisa assim... E a miúda a olhar-me como se eu é que fosse a filha e merecesse pontos extra pela estupidez acumulada, Não é nada, mãe, por favor! É um microfone mesmo, olha! E era. Estarão todas as cópias assim? Presumo que sim, porque são iguais para todos, não é? Eu vi no Vasco da Gama. Mais ninguém reparou? A verdade é que, às tantas, caguei na senhora das águas e na estapafurdice da história (juro que não sou eu a embirrar, aquilo é mesmo idiota) e só olhava era para aquela coisa lá em cima, a balouçar sobre as cabeças deles... uma vergonha. Bom, mas ao menos deu para confirmar que o Shyamalan pode ser distraído, mas é giro.
adenda: a ignorância pode ser uma coisa muito triste, mas de penalidade atenuada, quando confessada. Transcrevo, por isso, um mail esclarecedor (shame on me)que recebi de uma leitora atenta, a Anabela:
"sobre o seu último post (A Senhora da Água): os microfones aparecem não por distracção do realizador mas por PURA INCOMPETÊNCIA do exibidor; a 'perche' (assim se chama a barra onde o microfone está colocado) tem que estar desejavelmente alinhada com uma das margens do enquadramento na altura da rodagem, enquadramento que, no resultado final, se chama 'formato do filme'; 1:33 , 1:66 etc etc. Essa indicação é fornecida nos dados técnicos do filme que QUALQUER exibidor, se for competente e desejar RESPEITAR A INTEGRIDADE E OS DIREITOS ARTÍSTICOS DE UM FILME, deverá seguir, colocando a chamada 'janela' adequada ao formato do filme; e, para além disso, deverá testar a projecção por forma a ajeitar o 'frame' (fotograma), para que este seja projectado na íntegra - nem a mais, nem a menos.Ora, o que assistimos cada vez mais é a um desleixo, por parte dos exibidores, ESCANDALOSO, que é motivo MAIS DO QUE SUFICIENTE para EXIGIR a DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO DO BILHETE, tal como seria, por exemplo, ir a um espectáculo de teatro e estar constantemente a ouvir barulho de técnicos nos bastidores (sim, ver o microfone na imagem é MESMO um «ruído» na comunicação também, como aliás o seu post bem demonstra). não gosto particularmente do Shyamalan, mas o seu a seu dono: a culpa não foi dele. :-)".
Esta é uma das razões porque gosto da blogoesfera: de quando em vez, aprende-se.